GTA IV terá sistema de proteção anti-cópia

O sistema de proteção SecuROM tem sido vastamente utilizado pelas distribuidoras como forma de protegerem seus jogos da pirataria no PC. No entanto, mais do que inibir em parte a proliferação de cópias não autorizadas de seus produtos, o SecuROM também tem sido alvo de crítica por parte de consumidores.

Gostando o jogador ou não, o fato é que a versão PC de "Grand Theft Auto IV" vai usar o infame sistema de proteção de cópia, confirmou a Rockstar. Entretanto uma das características do SecuROM, como limitação de instalação, não será utilizada.

"O SecuROM é a forma mais eficaz de proteção em disco e nos permite gerenciar a autenticidade em uma forma global para Grand Theft Auto IV", disse um representante.

O jogo vai requisitar uma ativação única via internet e, como de praxe, será necessário que o jogador tenha o DVD do game no leitor quando for jogar. Entretanto, o produto da loja não terá limite de instalação, com a Rockstar esclarecendo que a versão física "poderá ser instalada em um número ilimitado de PCs pelo dono do disco". Não será preciso re-autenticar o game na mesma máquina se ainda estiver com o mesmo sistema operacional - exceto se você tiver trocado duas partes importantes da máquina como CPU e placa de vídeo. Já com relação à versão digital ficará a cargo da política da cada distribuidora digital de conteúdo.

O representante aproveitou para alertar aos piratas que "usar uma cópia crackeada de GTA IV para PC resultará em mudanças variadas na experiência de jogo", explicando que "isso poderá varia de mudanças cômicas a travamento no progresso do jogo".

GTA IV para PC também precisará de várias instalações extras de software, incluindo aplicativos para Games For Windows, Adobe Flash, Internet Explorer, SecuROM e o Rockstar Games Social Club.

Fonte: Finalboss